Importância da Doença Periodontal em cães

Importância da Doença Periodontal em cães

 

Doença Periodontal é uma patologia no qual ocorre a presença de uma inflamção associada a infecção, ou seja, uma doença infecto- inflamatória que acomete os tecidos de suporte da gengiva e sustentação dos dentes.

A placa bacteriana, entre outros fatores, é a grande causadora da doença periodontal, afetando o tecido gengival e dependendo da sua evolução ate a perda dos dentes. A proliferação bacteriana associada ao processo inflamatório pode causar retração e hiperplasia gengival, favorecendo ainda mais a presença de bactérias.

O padrão racial também deve ser lembrado, pois cães da raça “toy”, entre eles o poodle, tem uma maior predisposição a apresentarem a doença periodontal. A oferta exagerada de alimentos industrializados e “petiscos” também são considerados fatores predisponentes.

O tratamento baseia-se em impedir a progressão da doença, restaurar e preservar a anatomia. Basicamente deve-se realizar a remoção dos cálculos dentários (tártaro), aplainamento radicular, gengivectomia, polimento e caso necessário remoção de alguns dentes. Antibióticos/ anti-sépticos na forma profilática e após o tratamento devem ser usados afim de evitar contaminações indesejáveis.

Alguns cuidados realizados pelo proprietário podem diminuir os riscos do seu animal desenvolver a doença periodontal. A escovação é indicada no mínimo 3 vezes por semana e pode ser feita com o uso de escovas macias e cremes dentais para cães.

A alimentação também é um fator a ser considerado. Atualmente o mercado tem uma linha diversificada de biscoitos, tiras de couro crú, brinquedos e ossos naturais, todos com objetivos de promover ação mecânica de mastigação.

É importante ressaltar que a evolução da doença periodontal pode causar riscos ao coração e rim do seu animal. Cardiopatias tais como as endocardites bacterianas e doentes renais crônicos podem ter histórico anterior de doença periodontal.

 

   

Gabriel Marques Capalbo

Médico Veterinário

CRMV 30.473

Rod Bunjiro Nakao, KM 63
Município de Ibiúna - SP

(15) 3249.2402
(11) 9 5214.9338
Rações Viana - Banho e Tosa, Veterinária e Pet Shop